Limpeza e Desinfecção de Caixas D’Água |Higienização de caixas d’agua | LOREMI
A higienização correta das caixas d’água dos condomínios garante a qualidade da água consumida pelos moradores, e conseqüentemente, a preservação de sua saúde. Infelizmente, esse procedimento que deveria ser realizado de seis em seis meses não é uma constante em todos os edifícios.
No estado do Rio de Janeiro, por exemplo, a higienização das caixas d’água é regida pela lei n.º 1893, de 20/11/1991, que estabeleceu que reservatórios de água destinados ao consumo humano precisam ser submetidos à limpeza e higienização semestral, e também à realização de uma análise bacteriológica da água, logo depois da limpeza. As caixas d’água devem ser fiscalizadas pelo INEA (Instituto Estadual do Ambiente) em vistorias de rotina, durante campanhas de saúde, ou simplesmente em função de alguma denúncia que tenha sido recebida.
Caso alguma irregularidade seja encontrada nas vistorias, a penalidade pode ir desde uma multa simples até multas diárias. Se as circunstâncias forem graves, poderá ocorrer a interdição da caixa d’água, se for constatado algum risco grave à saúde pública. Esta interdição durará até que o INEA declare que as irregularidades estão resolvidas.
Limpeza e Desinfecção de Caixas D’Água – LOREMI
Até chegar às torneiras para consumo, a água percorre um longo caminho. Inicialmente é bombeada de alguma reserva até uma estação de tratamento, de onde sempre através de tubulação segue para reservatórios de bairro e posteriormente, para as casas, condomínios, indústrias e assim chegando primeiro nas caixas d’água.
Dos reservatórios dos bairros até o consumidor final, há riscos de contaminação, bem como contaminações já existentes podem ser avaliadas progressivamente através de análises de teor de cloro e microbiológicos. Para evitar riscos à saúde dos usuários recomendamos a limpeza e/ou desinfecção das caixas e reservatórios a cada 6 meses.
Limpeza e desinfecção com Hipoclorito de Sódio (cloro) das caixas d’água superiores e inferiores de diversas dimensões.
Limpeza e Desinfecção de Caixas D’Água
- Pulverização de hipoclorito de sódio à razão de 200 mg de cloro ativo por m2 de parede, para completa desinfecção das > caixas d’água (reservatório).
- Totalmente dentro das normas fixadas pelo INEA
- Fornecemos “Certificado de Limpeza”, com validade de 6 (seis) meses.
- Veículos equipados com todo material necessário, incluindo bomba de alta vazão (60.000 l/h)
- Limpeza alternada dos reservatórios Superiores dos edifícios, sempre que tecnicamente possível, para não faltar água aos moradores durante a limpeza.
- Pontualidade nos dias e horários combinados.
Etapas da Limpeza e Desinfecção
- 1) Esgotamento da Caixa / Reservatório;
- 2) Lavagem das paredes internas;
- 3) Enxaguar;
- 4) Esgotamento dos resíduos provenientes da limpeza;
- 5) Aspersão de hipoclorito de sódio;
- 6) Reabastecimento da Caixa / Reservatório.
- 7) Laudo bacteriológico.
- » Remoção de detritos e desinfecção de reservatórios d’água. Esgotamento de garagens e piscinas.